quinta-feira, 1 de junho de 2017

Porque será que toda a minha conversa acaba em comida?! E um puré de alho-francês delicioso!

Uma foto sem glamour nenhum para começar esta publicação não pode ser bom sinal mas antes de continuar aviso já que é delicioso e podem ir já para a cozinha que não se vão arrepender! ;)

Isto dos blogues não é só festas e romarias, presentes e fotos. Exige tempo e trabalho que ultimamente não me assiste mas quando a coisa acalma e tenho uma horinha disponível para esticar as pernas no sofá pego no computador, que é ligado umas três vezes por semana (no máximo), e dou duas de letra aqui com quem ainda tem paciência para me seguir. Não é fácil mas cá me vou arranjando.
Há dias falei pelo Instagram do estado atual do meu frigorífico, meio vazio, meio cheio de coisas que não me são úteis no dia-a-dia, uma autêntica facada para quem gosta de cozinhar mas ultimamente nem tira as panelas do armário; ela é dores de costas, dores de cabeça, preguiça, sono... Enfim, a minha mãe bem me disse que ser adulto era difícil e que devia aproveitar muito bem a vida de estudante. Safem-se enquanto podem que isto de dar no duro 8 horas por dia não se compara a uma enxaqueca da fase de recursos de uma época de exames - volta engenharia! 

Não é tudo mau! Quando antigamente os jantares com as amigas eram no restaurante que fazia preço fixo de grupo com comida e bebida à descrição mais barato (bendita sangria) agora são no que tiver os pratos mais apetitosos e com uma boa garrafa de vinho. 

Porque será que toda a minha conversa vai dar a comida!? A verdade é que não sei mas comer faz-me feliz e nada melhor do que falar do que nos enche as medidas (das calças também). 

Vamos lá aos comes... Altura de calor? Dietas e não-como-massa-e-arroz-e-batatas-fritas à vista por isso aqui vai uma receitinha de puré de alho-francês com um franguinho simples e muito saboroso.

Ingredientes
Para o puré
1 colher de sopa de manteiga
2 alhos-franceses grandes (parte branca e verde clara)
1 batata descascada e cortada em cubos
1/4 chávena de vinho branco
3/4 de chávena de água
sal e pimenta a gosto

Para o frango
2 peitos de frango cortados na longitudinal
2 colheres de sopa de azeite 
alho em pó, sal, pimenta q.b.
1 colher de sopa de mostarda dijon

Preparação
Envolver o frango com o azeite, o sal, a pimenta, o alho em pó e a mostarda e reservar no frio por 30 minutos.

Cortar o alho francês em finas rodelas. Colocar um tacho ao lume, quando quente adicionar a manteiga e o alho francês e saltear durante 10 minutos. 
Adicionar a batata, o vinho, a água e temperar com sal e pimenta, deixar levantar fervura. Cozinhar em lume médio por 20 minutos (a batata tem que estar cozida). Triturar até formar um puré homogéneo.

Entretanto aquecer uma frigideira e grelhar o frango de ambos os lados até estar completamente dourado (5 minutos de cada lado).

Servir com umas colheradas de molho pesto se desejar e tomates cereja.

PS. Estes tomates cereja "assei" no microondas da seguinte forma: dei um golpe e coloquei-os num prato de porcelana com a zona do golpe para baixo, levei ao microondas até secarem (cerca de 10 minutos) mas podem secá-los no forno a 120ºC - 40 minutos. 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Design, coding and theme by Ana Garcês.
Copyright © Joana Ventura, Na Cozinha de Uma Universitária